Alguns usuários estão enfrentando erros do Windows Remote Access Service ao tentar acessar a VPN via Sonicwall NetExtender. Neste guia, temos algumas soluções que podem ajudá-lo a corrigir o problema. A mensagem de erro que você pode ver é:
O serviço de acesso remoto do Windows (RAS) encontrou um erro. A reinicialização do PC pode resolver esse problema.
O que é o serviço de acesso remoto (RAS) na rede?
O Serviço de Acesso Remoto (RAS) é um serviço de rede no Windows que fornece acesso remoto para clientes remotos. Ele funciona como um gateway remoto ou servidor que conecta usuários remotos à rede local de uma organização. Um computador que é executado no Windows e RAS é instalado, então ele é chamado de servidor RAS.
O Serviço de Acesso Remoto do Windows (RAS) encontrou um erro
Se você estiver vendo que o Serviço de Acesso Remoto do Windows (RAS) encontrou uma mensagem de erro, você pode corrigi-lo das seguintes maneiras.
- Remova qualquer software instalado recentemente
- Desinstalar adaptadores de miniporta WAN
- Encerrar o serviço svchost.exe
- Reinstale o NetExtender
Vamos entrar nos detalhes de cada método. Antes disso, como a mensagem de erro sugeria, reinicie o seu PC e verifique se o erro desapareceu.
1] Remova qualquer software instalado recentemente
Se você instalou algum programa recentemente que possa interferir nas configurações de rede, será necessário desinstalá-lo. Esse pode ser o motivo do erro ocorrer em primeiro lugar. Depois de desinstalar esse programa, reinicie o seu PC e veja se ele o corrigiu.
2] Desinstale os adaptadores WAN Miniport
Esta é uma solução imediata que funcionou para muitos que enfrentaram o erro RAS. Você precisa desinstalar os adaptadores de miniporta WAN no Gerenciador de dispositivos para resolver o erro de RAS.
Para fazer isso,
- Pressione as teclas Win + R para abrir a caixa Executar . Digite devmgmt.msc e pressione Enter para abrir o Gerenciador de Dispositivos
- Na janela Gerenciador de dispositivos , expanda Adaptadores de rede
- Em Adaptadores de rede, clique com o botão direito do mouse em drivers de miniporta WAN (IKEv2) e selecione Desinstalar dispositivo.
- Desinstale também os seguintes drivers: Drivers de miniporta WAN (IP) e drivers de miniporta WAN (IPv6) , da mesma forma.
Depois disso reinicie o seu PC e veja se o erro ainda ocorre.
3] Finalizar o serviço svchost.exe
Esta solução funcionou para muitos usuários. Você precisa matar manualmente o serviço svchost.exe para se livrar do erro.
- Abra o Gerenciador de Tarefas e clique na guia Serviços
- Encontre o Serviço de Acesso Remoto e clique com o botão direito nele.
- Selecione Ir para detalhes e ele o levará ao processo svchost.exe correto. Clique com o botão direito do mouse e selecione Finalizar tarefa .
Agora você pode iniciar manualmente o RAS. Essa correção funcionará até que você reinicie o computador. Você precisa fazer isso toda vez que vir um erro, porque após a reinicialização, o svchost.exe é executado automaticamente.
4] Reinstale o NetExtender
Se nenhum dos métodos acima funcionar para corrigir o erro de RAS, você precisará desinstalar o NetExtender usando o aplicativo Configurações ou no Menu Iniciar. Após a desinstalação, você precisa acessar Arquivos de programas e excluir quaisquer vestígios do SonicWall NetExtender. Em seguida, você precisa reiniciar o PC, baixar o NetExtender do site da SonicWall e reinstalá-lo.
Estas são as diferentes maneiras pelas quais você pode corrigir o problema quando o erro do Serviço de Acesso Remoto é encontrado.
O que é o erro do serviço de acesso remoto (RAS)?
Os Serviços de Acesso Remoto ocorrem quando você tenta se conectar a um cliente. Eles desconectam a conexão automaticamente e não se reconectam até que você corrija as causas. Você precisa implementar todas as correções possíveis para corrigi-lo. As soluções acima podem ajudá-lo a corrigir se você não conseguir se conectar a um cliente ou se ocorrer algum erro no servidor.