O envio automático de amostras está desativado no Microsoft Defender

 O Envio Automático de Amostras é um recurso do Microsoft Defender que permite que o antivírus envie uma cópia de arquivos suspeitos ao desenvolvedor para investigação adicional. O recurso geralmente está habilitado na maioria dos computadores Windows 11 ou Windows 10, mas, por algum motivo, os usuários relataram que ele está desativado e estão vendo a seguinte mensagem:

O envio automático de amostras está desativado. Seu dispositivo pode estar vulnerável



Por que o envio automático de amostras está desativado?

Quando você configura seu sistema operacional, o envio automático de amostras é ativado automaticamente. Mas às vezes, após uma atualização ou após a instalação de um aplicativo, ele é desativado. Às vezes, até mesmo o usuário o desativa manualmente e depois se esquece de ligá-lo novamente. No entanto, em alguns casos, ao tentar habilitar o Envio Automático de Amostras, a alternância o ativa, mas o desativa instantaneamente ou após algum tempo. É quando temos que editar as políticas e/ou os registros para que funcione.

O envio automático de amostras está desativado no Microsoft Defender

e o envio automático de amostra estiver desativado no Windows Defender, você deve primeiro atualizar seu sistema . Se a atualização não funcionar, tente as seguintes soluções.

  1. Habilitar o envio automático de amostras da segurança do Windows
  2. Usar o Editor de Diretiva de Grupo
  3. Usar o Editor do Registro
  4. Restaure seu sistema usando o ponto de restauração do sistema

Vamos falar sobre eles em detalhes.

1] Habilite o envio automático de amostras da segurança do Windows

Seu Envio Automático de Amostras está desabilitado, vamos primeiro tentar habilitá-lo de forma regular. O que você precisa fazer é pesquisar o aplicativo “Segurança do Windows”  no Menu Iniciar. Agora, vá para  Proteção contra vírus e ameaças > Gerenciar configurações. Em seguida, habilite o Envio Automático de Amostras  por sua alternância. Este foi um método fácil, mas para a maioria dos usuários, o recurso é desabilitado automaticamente mesmo depois de habilitá-lo, para eles, temos dois outros métodos.

2] Use o Editor de Diretiva de Grupo

Talvez haja algo errado com uma política que fez com que as amostras não fossem enviadas. Tente as etapas a seguir para configurar uma política e veja se funciona.

  • Pressione Win + R para abrir a caixa Executar, digite gpedit.msc e clique em OK.
  • Navegue até Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Microsoft Defender Antivirus > MAPS.
  • Na seção direita, procure por “ Enviar arquivos de amostra quando for necessária uma análise mais aprofundada ”.
  • Clique duas vezes nele e selecione Ativado .
  • Clique  em Aplicar > Ok.
  • Salve suas alterações e reinicie o computador.

Agora, abra seu sistema e veja se o problema persiste.

3] Use o Editor do Registro

Se você não tiver o Editor de Diretiva de Grupo em seu computador, poderá fazer os ajustes nos registros. Vamos configurar alguns deles para corrigir o problema. Mas antes de tudo, abra o  Editor  do Registro pesquisando-o no Menu Iniciar. Agora, navegue até o seguinte local.


Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender

Depois de chegar ao local, clique com o botão direito do mouse na pasta do Windows Defender  e selecione  Novo > Chave. Nomeie a chave recém-criada  “SpyNet”. Clique em SpyNet para entrar na pasta.

Agora, clique com o botão direito do mouse no espaço vazio, clique em Novo > Valor DWORD (32 bits)  e nomeie como  DisableBlockAtFirstSeen ". 

Clique duas vezes em DisableBlockAtFirstSeen,  defina Base como Hexadecimal e Value Data  como  .

Além disso, crie chaves chamadas “ SpynetReporting ” e “ SubmitSamplesConsent ” e defina seus  dados  de  valor como Reinicie o computador e verifique se o problema persiste.

4] Restaure seu sistema usando o ponto de restauração do sistema

Se você criou um ponto de restauração, pode ser um ótimo momento para liberá-lo. Isso reverterá seu sistema para um ponto em que o Envio Automático de Amostras estava funcionando bem. Se você não tiver um ponto de restauração, ignore esta solução.

Pesquise  "Ponto de restauração"  em Iniciar e clique em Restauração do sistema. Agora, selecione um ponto de restauração e clique em Avançar. Por fim, siga as instruções na tela para realizar o processo. Depois de fazer isso, muitas de suas configurações também podem ser reduzidas um pouco, mas você sempre pode ajustá-las. Mas notavelmente, seu problema será resolvido.

Espero que agora você possa habilitar o Envio Automático de Amostras a qualquer momento.

O que é o Envio Automático de Amostras?

O Windows Defender da Microsoft é um antivírus multicamada e tenta examinar e testar cada arquivo suspeito lançado em seu caminho. Se achar que um arquivo é malicioso, ele notificará os usuários. Mas se não for possível determinar se o arquivo é um vírus ou não, a amostra será enviada para a proteção baseada em nuvem, que usará seus metadados para identificação adequada. Caso a proteção baseada em nuvem também falhe, um simples desse arquivo é definido para a Microsoft usando o Envio Automático de Amostra para inspeção adicional. É por isso que é importante manter esse recurso o tempo todo.

 

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