O Envio Automático de Amostras é um recurso do Microsoft Defender que permite que o antivírus envie uma cópia de arquivos suspeitos ao desenvolvedor para investigação adicional. O recurso geralmente está habilitado na maioria dos computadores Windows 11 ou Windows 10, mas, por algum motivo, os usuários relataram que ele está desativado e estão vendo a seguinte mensagem:
O envio automático de amostras está desativado. Seu dispositivo pode estar vulnerável
Por que o envio automático de amostras está desativado?
Quando você configura seu sistema operacional, o envio automático de amostras é ativado automaticamente. Mas às vezes, após uma atualização ou após a instalação de um aplicativo, ele é desativado. Às vezes, até mesmo o usuário o desativa manualmente e depois se esquece de ligá-lo novamente. No entanto, em alguns casos, ao tentar habilitar o Envio Automático de Amostras, a alternância o ativa, mas o desativa instantaneamente ou após algum tempo. É quando temos que editar as políticas e/ou os registros para que funcione.
O envio automático de amostras está desativado no Microsoft Defender
e o envio automático de amostra estiver desativado no Windows Defender, você deve primeiro atualizar seu sistema . Se a atualização não funcionar, tente as seguintes soluções.
- Habilitar o envio automático de amostras da segurança do Windows
- Usar o Editor de Diretiva de Grupo
- Usar o Editor do Registro
- Restaure seu sistema usando o ponto de restauração do sistema
Vamos falar sobre eles em detalhes.
1] Habilite o envio automático de amostras da segurança do Windows
Seu Envio Automático de Amostras está desabilitado, vamos primeiro tentar habilitá-lo de forma regular. O que você precisa fazer é pesquisar o aplicativo “Segurança do Windows” no Menu Iniciar. Agora, vá para Proteção contra vírus e ameaças > Gerenciar configurações. Em seguida, habilite o Envio Automático de Amostras por sua alternância. Este foi um método fácil, mas para a maioria dos usuários, o recurso é desabilitado automaticamente mesmo depois de habilitá-lo, para eles, temos dois outros métodos.
2] Use o Editor de Diretiva de Grupo
Talvez haja algo errado com uma política que fez com que as amostras não fossem enviadas. Tente as etapas a seguir para configurar uma política e veja se funciona.
- Pressione Win + R para abrir a caixa Executar, digite gpedit.msc e clique em OK.
- Navegue até Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Microsoft Defender Antivirus > MAPS.
- Na seção direita, procure por “ Enviar arquivos de amostra quando for necessária uma análise mais aprofundada ”.
- Clique duas vezes nele e selecione Ativado .
- Clique em Aplicar > Ok.
- Salve suas alterações e reinicie o computador.
Agora, abra seu sistema e veja se o problema persiste.
3] Use o Editor do Registro
Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender
Depois de chegar ao local, clique com o botão direito do mouse na pasta do Windows Defender e selecione Novo > Chave. Nomeie a chave recém-criada “SpyNet”. Clique em SpyNet para entrar na pasta.
Agora, clique com o botão direito do mouse no espaço vazio, clique em Novo > Valor DWORD (32 bits) e nomeie como " DisableBlockAtFirstSeen ".
Clique duas vezes em DisableBlockAtFirstSeen, defina Base como Hexadecimal e Value Data como 0 .
Além disso, crie chaves chamadas “ SpynetReporting ” e “ SubmitSamplesConsent ” e defina seus dados de valor como 1 . Reinicie o computador e verifique se o problema persiste.
4] Restaure seu sistema usando o ponto de restauração do sistema
Se você criou um ponto de restauração, pode ser um ótimo momento para liberá-lo. Isso reverterá seu sistema para um ponto em que o Envio Automático de Amostras estava funcionando bem. Se você não tiver um ponto de restauração, ignore esta solução.
Pesquise "Ponto de restauração" em Iniciar e clique em Restauração do sistema. Agora, selecione um ponto de restauração e clique em Avançar. Por fim, siga as instruções na tela para realizar o processo. Depois de fazer isso, muitas de suas configurações também podem ser reduzidas um pouco, mas você sempre pode ajustá-las. Mas notavelmente, seu problema será resolvido.
Espero que agora você possa habilitar o Envio Automático de Amostras a qualquer momento.
O que é o Envio Automático de Amostras?
O Windows Defender da Microsoft é um antivírus multicamada e tenta examinar e testar cada arquivo suspeito lançado em seu caminho. Se achar que um arquivo é malicioso, ele notificará os usuários. Mas se não for possível determinar se o arquivo é um vírus ou não, a amostra será enviada para a proteção baseada em nuvem, que usará seus metadados para identificação adequada. Caso a proteção baseada em nuvem também falhe, um simples desse arquivo é definido para a Microsoft usando o Envio Automático de Amostra para inspeção adicional. É por isso que é importante manter esse recurso o tempo todo.