Diferença entre um Worm, Vírus de Computador e Cavalos de Tróia

 As pessoas em geral que são iniciantes não sabem ao certo o significado de alguns termos da computação, para isso resolvi criar um texto explicativo que informa a diferença de um vírus de computador de um worm e de um cavalo de tróia.

O que é um vírus de computador?

Um vírus de computador se anexa a um programa ou arquivo que lhe permite se espalhar de um computador para outro, deixando assim infecções enquanto vai se transferindo de um local para outro. Como um vírus humano, um vírus de computador pode ter diversas variações de gravidade: alguns podem causar efeitos irritantes de forma leve, enquanto outros podem danificar seu hardware, software ou arquivos. Quase todos os vírus são anexados a um arquivo executável, o que significa que o vírus pode existir em seu computador, mas ele realmente não pode infectar o seu computador a menos que você execute ou abra o programa malicioso. É importante notar que um vírus não se propaga sem a ação humana. As pessoas continuam a propagar um vírus de computador, a maioria das vezes sem saber, através de e-mails que são enviados com vírus em seus anexos.


O que é um Worm?

Um worm é semelhante a um vírus, é considerado uma sub-classe de um vírus. Worms alastram-se de computador para computador, mas ao contrário de um vírus, ele tem a capacidade de viajar sem qualquer ação humana. Um worm se aproveita de características do transporte de arquivos ou informações sobre seu sistema, que é o que lhe permite viajar sem a ajuda humana ou execução de programas. O maior perigo com um worm é a sua capacidade de se replicar em um sistema, então ao invés de seu computador enviar apenas um único worm, ele pode enviar centenas ou milhares de cópias de si mesmo, criando um enorme efeito devastador. Devido à natureza de se auto copiar de um worm e sua capacidade de viajar através das redes, o resultado final na maioria dos casos é que o verme consome muita memória do sistema ou de uma rede de banda larga, causando lentidão nos servidores Web, servidores de rede e nos computadores individuais podem parar de responder.

O que é um cavalo de Tróia?

Um Cavalo de Tróia é cheio de trapaças, como na história da mitologia, o Cavalo de Tróia, à primeira vista parecerá ser um software muito útil, mas realmente pode fazer danos em sua máquina, caso seja instalado ou executado em seu computador. As pessoas recebem os cavalos de tróia achando que podem abri-lós com segurança, porque eles parecem receber um software legítimo, parece que estão recebendo um arquivo de uma fonte legítima. Quando um Trojan é ativado no computador, os resultados podem variar. Alguns cavalos de Tróia são concebidos para ser mais irritantes do que mal-intencionados (como mudar o seu desktop, acrescentando milhares de ícones) ou podem causar sérios danos, podendo excluir arquivos e destruir as informações de seu sistema. Os trojans também são conhecidos por criar uma backdoor no computador, essa porta-aberta dará acesso a seu sistema de usuários maliciosos, permitindo que eles saibam seus dados pessoais ou informações confidenciais a seu respeito. Ao contrário dos vírus e worms, os cavalos de Tróia não se reproduzem por infectar outros arquivos nem se auto-replicam.

Significados:

vírus: é um programa ou um pedaço de código que é carregado em seu computador sem o seu conhecimento e vai contra seus desejos.
Cavalo de Tróia: é um programa destrutivo que se máscara de uma aplicação benigna e normal. Ao contrário dos vírus de computador, os cavalos de Tróia não se replicam.
worm: é um programa ou algoritmo que replica-se através de uma rede de computador, geralmente eles executam ações maliciosas,.
Programa Antivírus: é um utilitário que procura em um disco rígido os vírus de computador, ao achar ele remove todos os que são encontrados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem