O que é moodboard e como usar nos seus projetos

 Antes de começar a olhar para o estilo e projetar sua própria casa, é importante definir qual é o seu próprio estilo. Você sabe o que faz e não gosta? Você pode ser capaz de pensar em algumas coisas que você gosta e não gosta, mas você pode imaginá-las coletivamente e visualizar o fio comum que as atravessa?

O que é um Moodboard?

Um moodboard é uma ferramenta visual que comunica nossos conceitos e idéias visuais . É um arranjo bem pensado e planejado de imagens, materiais, pedaços de texto, etc. que se destina a evocar ou projetar um estilo ou conceito particular.

Por que usamos um Moodboard?
  • Para nos dar um processo para construir uma história de design clara que queremos usar no espaço.
  • Usar um moodboard ajuda você a expressar a visão que você tem em mente para o projeto.
  • Às vezes é muito complicado expressar suas ideias visuais para os outros. O moodboard é uma ferramenta de comunicação visual muito eficiente.
  • Um moodboard é um bom ponto de partida para fazer as coisas. Ele irá ajudá-lo a reunir e focar suas ideias e ajudar a definir o projeto.
Como fazer um Moodboard

Tal como acontece com a maioria dos processos de design. Existe um processo 'padrão' que é útil seguir. Mas como estamos projetando, acredito que ser criativo e não seguir exatamente as regras sempre trará o melhor resultado.

Criar um moodboard também o ajudará a explorar e 'encontrar seu próprio estilo'. A melhor maneira de aprender sobre algo em design é fazê-lo. É por isso que quero que você reserve um tempo para criar um moodboard que represente seu próprio estilo.  

Pense na sua casa, nas suas roupas, no seu escritório, nas suas férias, nas coisas que você sonha. Como eles se parecem? Como são essas coisas? Quais são os fios comuns? É uma cor? Uma textura? Um padrão? Um sentimento/emoção?

Colete imagens que representem esses pensamentos. Essas imagens contarão sua história e, quando se juntarem, começarão a mostrar seu estilo. A coleção de imagens representará seu estilo de vida e estilo pessoal. Você pode levar o seu tempo com isso.

Mova as imagens no quadro para criar composições diferentes. Brinque com as imagens até ficar satisfeito com as imagens que você tem.

Eu sei que isso é difícil de fazer quando você não fez isso antes, mas todos nós começamos do começo. Meus primeiros moodboards não foram muito impressionantes, mas comecei a aprender como eles funcionavam enquanto fazia isso.

Isso não é algo que você pode aprender lendo sobre isso. Você precisa fazer isso.

Outro elemento importante para moodboards que pode ajudar os iniciantes a transmitir sua mensagem de forma muito eficaz é usar palavras-chave para ajudar a contar sua história. 2 ou 3 palavras-chave bem selecionadas que o ajudem a descrever a mensagem abstrata que você está tentando transmitir.

Este é um que preparei para um cliente que estava procurando algumas idéias de interiores para sua casa de campo de luxo. Observe como combinei palavras-chave, imagens de estilo de vida e imagens de interiores para obter a aparência e a sensação pretendidas do espaço.

Existe um curso maravilhoso no SketchUp Hub que oferece um ótimo curso para aprender a criar um moodpboard, você pode acessá-lo aqui. Como criar um moodboard usando Canva e Photoshop .

Não há um número exato de imagens que precisam ser usadas em um moodboard. Já vi alguns que têm apenas 1 imagem e alguns que têm até 30. O importante é que eles contem a sua história.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem