Você sabe o que está dentro do seu smartphone ou tablet? É o lar de um SoC , também conhecido como System on a Chip . É bastante poderoso, mais do que qualquer CPU de desktop nos anos 90 ou início dos anos 2000, o que mostra o quão longe a tecnologia chegou desde então. Esses chips minúsculos, mas poderosos, são surpreendentemente muito eficientes em termos de energia e ficam ainda mais com o passar do tempo. Eles são a razão pela qual os smartphones hoje em dia podem jogar videogames com gráficos de alta qualidade e até mesmo realizar edições básicas de vídeo em rápida sucessão.
O que é um sistema em um chip (SoC)
Como dito acima, o termo SoC significa Sistema em um Chip. Este é o nome dado devido à integração de vários componentes de computação todos encaixados em um único chip. Até agora, os SoCs, devido ao seu pequeno tamanho, são usados principalmente para dispositivos móveis.
Qual empresa criou o primeiro SoC?
No ano de 1974, o pessoal da Intel lançou um relógio digital chamado Microma Digital Watch e, pelo que coletamos, é o primeiro dispositivo comercial a ter um SoC dentro. Avançando para a década de 1990 e vários telefones celulares têm um SoC dentro, mas esses minúsculos chips realmente decolaram com o advento d
o smartphone.
Do que é composto um SoC?
Como os smartphones e tablets são bem pequenos, todos os componentes essenciais precisavam estar em uma única matriz, e foi assim que o SoC ganhou vida. Ao contrário de um computador doméstico típico, não há uma placa-mãe com componentes em todos os lugares porque os designers tiveram que economizar espaço. SoC é um circuito integrado que combina diferentes funções de um sistema de computador em um único chip.
- Central Processing Unit (CPU) Acredite ou não, a CPU é um dos principais componentes encontrados em um SoC. Ele lida com as tarefas de processamento primário, que são bastante semelhantes ao cérebro, se você pensar bem.
- Unidade de processamento gráfico (GPU) Um smartphone não pode funcionar sem uma GPU. Sim, a CPU é poderosa o suficiente para realizar todas as operações, mas não é suficiente, por isso a GPU é necessária para compensar parte da carga. Tudo o que você vê na tela é processado pela GPU.
- Unidade de processamento de imagem (IPU) Se o seu smartphone tiver uma câmera, é provável que ele seja alimentado por uma IPU. Os dados de imagem são processados pela IPU após serem enviados ao SoC e, a partir daí, a CPU assume o controle de outras tarefas relacionadas.
- Memória de acesso aleatório (RAM) A RAM é importante para todos os tipos de computadores, não apenas para smartphones. Para pessoas que usam muitos aplicativos em seus dispositivos, a RAM está lá para armazenar dados de aplicativos para agilizar a abertura de seus aplicativos favoritos sempre que desejar.
Como está agora, os SoCs não são mais exclusivos de computadores de pequeno porte. O chip Apple M1 é prova disso, já que vários dos mais novos computadores da empresa são alimentados por ele. E pelo que os críticos estão dizendo, o chip M1 é uma potência.
As chances são de que a tecnologia System on a Chip seja o futuro da computação comercial e empresarial, e isso é algo que podemos apoiar.
Exemplos de sistema em um chip
Você tenderá a encontrar hardware System on a Chip em sistemas embarcados, como smartphones, tablets e dispositivos usados para a Internet das Coisas, para citar alguns. Essa configuração é diferente da arquitetura tradicional de PC baseada em placa-mãe com a qual nos acostumamos ao longo de muitas décadas.
O que é o sistema Intel em um chip?
A Intel tem sua própria forma de SoC, e é chamada de Intel NUC , ou Next Unit of Computing . Pelo que vimos, os NUCs são computadores de formato pequeno que são bastante capazes para seu tamanho.