Melhorar o SEO do seu WordPress é crucial para obter mais tráfego para o seu site. Infelizmente, a maioria dos guias de SEO do WordPress são muito técnicos para novos usuários começarem.
Se você leva a sério o aumento do tráfego do seu site, precisa prestar atenção às melhores práticas de SEO do WordPress.
Neste guia, compartilharemos as principais dicas de SEO do WordPress para ajudá-lo a melhorar seu SEO do WordPress e obter mais tráfego orgânico.
Você pode ter ouvido especialistas dizendo que o WordPress é amigável para SEO. Na verdade, é por isso que muitas pessoas escolhem o WordPress para iniciar um blog ou um site.
Embora o WordPress garanta que o código gerado siga as melhores práticas de SEO, há muito mais que você precisa fazer se quiser maximizar seus esforços de SEO.
Temos uma série de etapas acionáveis que você precisa seguir para otimizar adequadamente o SEO do seu WordPress.
Para facilitar, criamos um índice para ajudá-lo a navegar facilmente pelo nosso guia definitivo de SEO para WordPress.
Sabemos que a ideia de otimizar o SEO do WordPress pode ser intimidante para iniciantes, especialmente se você não for um geek de tecnologia.
Mas não se preocupe - não precisa ser complicado. Comece aqui para aprender o básico e, em seguida, você pode começar a aplicá-los ao seu próprio site.
O que é SEO?
SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization. É uma estratégia usada pelos proprietários de sites para obter mais tráfego, classificando-se mais alto nos mecanismos de pesquisa.
A otimização do mecanismo de pesquisa não é enganar o Google ou enganar o sistema. Trata-se simplesmente de criar um site com código e formatação otimizados, o que torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa encontrarem seu site.
Quando as pessoas pesquisam na Web os tópicos sobre os quais você escreve, seu conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa aparecerá mais alto nos resultados da pesquisa e você fará com que mais pessoas cliquem no seu site.
Por que SEO é importante
Os mecanismos de pesquisa geralmente são a maior fonte de tráfego para a maioria dos sites.
O Google e outros mecanismos de pesquisa usam algoritmos avançados para entender e classificar as páginas adequadamente nos resultados de pesquisa. No entanto, esses algoritmos não são perfeitos – eles ainda precisam de sua ajuda para entender sobre o que é seu conteúdo.
Se o seu conteúdo não for otimizado, os mecanismos de pesquisa não saberão como classificá-lo. Quando as pessoas pesquisam os tópicos sobre os quais você escreve, seu site não aparecerá nos resultados de pesquisa e você perderá todo esse tráfego.
É muito importante que todos os proprietários de empresas tornem seu site amigável aos mecanismos de pesquisa, para que possam maximizar o tráfego de pesquisa.
Noções básicas de SEO para WordPress
SEO pode ser técnico, mas não precisa ser. Apenas aprender algumas dicas básicas de SEO para otimizar seu site pode dar a você um aumento notável no tráfego do seu site.
Você não precisa ser um gênio da tecnologia para usar as técnicas abaixo. Se você já está usando o WordPress, então você tem o que é preciso!
Vamos começar a otimizar seu site.
Verifique as configurações de visibilidade do seu site
O WordPress vem com uma opção integrada para ocultar seu site dos mecanismos de pesquisa. O objetivo dessa opção é dar a você tempo para trabalhar em seu site antes que ele esteja pronto para ser publicado.
No entanto, às vezes essa opção pode ser verificada acidentalmente e torna seu site indisponível para os mecanismos de pesquisa.
Se o seu site não estiver aparecendo nos resultados de pesquisa, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que essa opção esteja desmarcada.
Basta fazer login na área de administração do seu site WordPress e visitar a página Configurações »Leitura .
Você precisa rolar para baixo até a seção 'Visibilidade do mecanismo de pesquisa' e certificar-se de que a caixa ao lado de 'Desencorajar os mecanismos de pesquisa de indexar este site' está desmarcada.
Não se esqueça de clicar no botão 'Salvar alterações' para armazenar suas alterações.
Usando estruturas de URL amigáveis para SEO no WordPress
URLs amigáveis para SEO contêm palavras que explicam claramente o conteúdo da página e são fáceis de ler por humanos e mecanismos de pesquisa.
Observe que esses URLs usam números não relacionados ao conteúdo e um usuário não pode adivinhar o que encontrará na página olhando para o URL.
O uso de uma estrutura de links permanentes amigável para SEO melhora suas chances de obter melhores posições nos resultados de pesquisa.
Veja como você pode verificar e atualizar a estrutura de links permanentes do seu site WordPress.
Você precisa visitar a página Configurações »Permalinks . Selecione a opção de nome da postagem e clique no botão 'Salvar alterações' para armazenar suas configurações.
Para obter instruções mais detalhadas, consulte nosso guia sobre o que é uma estrutura de URL amigável para SEO no WordPress .
Observação: se seu site estiver em execução por mais de 6 meses, não altere sua estrutura de links permanentes, a menos que esteja usando a opção de números. Se você estiver usando Dia e Nome ou Mês e Nome, continue usando isso.
Ao alterar sua estrutura de permalink em um site estabelecido, você perderá toda a sua contagem de compartilhamento de mídia social e correrá o risco de perder sua classificação de SEO existente.
Se você precisar alterar sua estrutura de permalink, contrate um profissional para que ele possa configurar os redirecionamentos adequados. Você ainda perderá suas contagens de compartilhamento social nas páginas.
WWW vs não WWW
Se você está apenas começando com seu site, você precisa escolher se deseja usar www (http://www.example.com) ou não www (http://example.com) no URL do seu site.
Os mecanismos de pesquisa consideram que são dois sites diferentes, então isso significa que você precisa escolher um e cumpri-lo.
Você pode definir sua preferência visitando a página Configurações » Geral . Adicione seu URL preferido nos campos 'Endereço do WordPress' e 'Endereço do site'.
Apesar do que alguém possa dizer, do ponto de vista de SEO não há vantagem em usar um ou outro.
Para informações mais detalhadas sobre este tópico, dê uma olhada em nosso guia sobre www vs non-www – o que é melhor para WordPress SEO .
O melhor plugin de SEO para WordPress
Uma das melhores partes do WordPress é que existe um plugin para tudo, e SEO não é exceção. Existem milhares de plugins de SEO para WordPress, o que torna mais difícil para iniciantes escolher o melhor plugin de SEO para WordPress.
Em vez de instalar plug-ins separados para tarefas individuais de SEO, ajudaremos você a escolher o melhor plug-in de SEO para WordPress que faz tudo e é 100% gratuito.
Escolhendo o melhor plugin de SEO para WordPress
Quando se trata de escolher o melhor plugin de SEO para WordPress, você provavelmente restringirá suas escolhas às duas soluções mais populares: All in One SEO (AIOSEO) ou Yoast SEO .
AIOSEO é o plugin SEO original do WordPress que é usado em mais de 3 milhões de sites. Neste tutorial, usaremos o AIOSEO para capturas de tela e exemplos.
Para mais detalhes, você pode ver nosso guia completo sobre como configurar o All In One SEO para WordPress .
Adicionar Sitemaps XML no WordPress
Um Sitemap XML é um arquivo especialmente formatado que lista todas as páginas do seu site. Isso torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa encontrarem todo o seu conteúdo.
Embora a adição de um sitemap XML não aumente as classificações de pesquisa do seu site, ela ajuda os mecanismos de pesquisa a encontrar as páginas rapidamente e começar a classificá-las.
Se você estiver usando o plug-in AIOSEO, ele criará automaticamente um mapa do site XML para você. Para encontrar seu sitemap, basta acessar este URL (não se esqueça de substituir example.com pelo seu próprio nome de domínio):
http://example.com/sitemap.xml
Mostraremos como enviar seu sitemap XML para o Google na próxima etapa.
Adicione seu site ao Google Search Console
O Google Search Console , também conhecido como Webmaster Tools, é um conjunto de ferramentas oferecidas pelo Google para dar aos proprietários de sites uma visão de como seu conteúdo é visto pelo mecanismo de pesquisa.
Ele fornece relatórios e dados para ajudar você a entender como suas páginas aparecem nos resultados de pesquisa. Você também pode ver os termos de pesquisa reais que as pessoas estão usando para encontrar seu site, como cada página aparece nos resultados da pesquisa e com que frequência suas páginas são clicadas.
Todas essas informações ajudam você a entender o que está funcionando em seu site e o que não está. Você pode então planejar sua estratégia de conteúdo de acordo.
O Google Search Console também alerta quando há algo errado com seu site, como quando os rastreadores de pesquisa não conseguem acessá-lo, encontrar conteúdo duplicado ou recursos restritos.