Um cigarro eletrônico é um dispositivo operado por bateria que emite uma solução vaporizada para inalar. Normalmente, a solução contém nicotina. O objetivo é proporcionar a sensação de inalar a fumaça do tabaco, sem a fumaça.
Existe uma falsa crença de que o cigarro eletrônico vai ajudar as pessoas a parar de fumar o cigarro convencional.
O que é realmente verdade é que o cigarro eletrônico causa dependência e que possui níveis de toxidade tão prejudiciais à saúde quanto o cigarro comum.
O uso do cigarro eletrônico é de cerca de 1 milhão de brasileiros. E o número vem crescendo e se concentra na população entre 15 e 24 anos de idade.
As principais substâncias que compõem o juice (também chamado de e-juice ou e-liquid.) são a glicerina vegetal e o propilenoglicol. Nem todos têm aromatizantes ou essências para agregar sabor e aroma ao vapor, o mesmo vale para a nicotina.
A glicerina vegetal é uma substância sem cor e cheiro, viscosa e tem sabor adocicado, sendo considerada segura para o consumo. É ela que garante no ato de fumar um vape que a fumaça exalada seja densa e branca.
Cigarro eletrônico, vape, juul, smok, e-cigarete e e-cigar. Essa moda tem muitos nomes e conquistou diversos jovens pelo Brasil e o mundo. Vaping é popular entre os adolescentes. Na verdade, agora é omais popularFonte confiávelforma de uso do tabaco entre os jovens nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Dispositivos JUUL, por exemplo, se parecem com drives USB. Eles apareceram no mercado dos EUA em 2015.
Há uma preocupação com os jovens usando o JUUL. As recargas vêm em sabores como pepino fresco, manga e hortelã , que podem parecer naturais e inofensivos, mas uma única recarga JUUL contém tanta nicotina quanto umamaço de 20 cigarros.
Como eles trabalham
A maioria dos cigarros eletrônicos é composta das seguintes partes:
- O bocal : Este é um cartucho fixado na extremidade de um tubo. No interior é um pequeno copo de plástico contendo material absorvente embebido em uma solução líquida.
- O atomizador : aquece o líquido, fazendo com que ele vaporize para que uma pessoa possa inalá-lo.
- A bateria : Isso alimenta o elemento de aquecimento.
- O sensor : Isso ativa o aquecedor quando o usuário suga o dispositivo.
- A solução : E-liquid, ou e-juice, contém uma combinação de nicotina, uma base, que geralmente é propilenoglicol, e aromatizante.
Quando o usuário suga o bocal, o elemento de aquecimento vaporiza a solução, que a pessoa então “vape” ou inala. O teor de nicotina do líquido pode variar de “muito alto” a zero.
Os sabores variam muito, de “tradicional” e mentol a melancia e “fluxo de lava”. Alguns cigarros eletrônicos têm gosto de cigarros tradicionais e até imitam os gostos de marcas específicas.
Riscos
Os fabricantes afirmam que os cigarros eletrônicos evitam muitos dos riscos à saúde do tabagismo, fornecendo uma alternativa saudável.
Enquanto esses dispositivospode ajudarFonte confiávelalgumas pessoas param de fumar , há evidências crescentes de que os cigarros eletrônicos podem representar sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas que não fumam cigarros tradicionais.
OCDC desaconselham vaping se as pessoas:
- são crianças ou jovens
- estão grávidas
- nunca fumaram e não estão tentando parar