O que é LockAppHost.exe no Windows? É malware?

 Se você vir LockAppHost.exe executando o Gerenciador de Tarefas do seu PC com Windows 11/10, não se preocupe com isso. É um aplicativo oficial ou executável da Microsoft responsável por exibir a tela de bloqueio. Este post saberá mais sobre o aplicativo, quando pode ser malware e o que você pode fazer a respeito.


O que é LockAppHost.exe no Windows? É malware?

LockAppHost.exe é o programa responsável pela sobreposição na tela de login. Ele exibe o papel de parede, hora, aplicativos permitidos para mostrar notificações, etc. O programa também é iniciado quando você pressiona a combinação Win + L no teclado. Dito isso, o processo não faz muito, exceto quando o sistema operacional o chama ou quando alguém bloqueia a tela.

O aplicativo nem sempre é executado em segundo plano, a menos que você inicie manualmente o LockAppHost.exe no prompt Executar ou se você abrir o Gerenciador de Tarefas enquanto a tela de bloqueio estiver habilitada. De qualquer forma, você pode clicar com o botão direito nele e selecionar Finalizar tarefa .

Quão intensivo em recursos é o LockAppHost.exe?

Não é, e como não está sendo executado em segundo plano na maioria das vezes, não exigirá nenhum recurso. Ele só aparece quando você bloqueia a tela e o aplicativo é suspenso ou fechado assim que você faz login na tela. Porém, se o programa aparecer no gerenciador de tarefas consumindo muitos recursos da CPU e deixando o computador lento, é hora de verificar.

Como descobrir se LockAppHost.exe é malware?

A localização do arquivo do LockAppHost.exe original está em C:\Windows\System32 . Para verificar isso, clique com o botão direito do mouse no LockAppHost.exe listado no Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc), localize o programa, clique com o botão direito e abra o local do arquivo.

Se for diferente do local padrão, seria melhor excluí-lo. Caso contrário, clique com o botão direito nele e verifique com seu software antivírus . A maioria dos aplicativos de segurança oferece a opção integrada de clique com o botão direito que pode verificar o arquivo instantaneamente. Depois que o arquivo for colocado em quarentena, os recursos serão liberados.

Também seria melhor executar  o comando System File Checker ou a ferramenta DISM para substituir os arquivos corrompidos por uma nova cópia. Isso garantirá que você não fique preso na tela de bloqueio.

Como desabilitar o LockAppHost.exe?

A maneira correta de desabilitar o LockAppHost.exe é desativando a tela de bloqueio da personalização do Windows PC. Se você optar por remover o PIN ou a Senha, a tela de bloqueio será removida automaticamente. Ele também garantirá que você não veja nenhum anúncio nele.

Como personalizar a tela de bloqueio?

Abra Configurações (Win + I) e vá para Contas > Opções de login. Expanda o que você está usando e opte por removê-lo. Uma vez feito, a tela de bloqueio não aparecerá e, se aparecer, você poderá removê-la usando o Editor de Diretiva de Grupo. Você precisará ir para Modelos administrativos > Painel de controle > Personalização > Não exibir a tela de bloqueio. Por favor, habilite-o e salve as alterações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem