Como corrigir o uso alto de CPU e memória do PresentationFontCache.exe no Windows 11/10

Alguns usuários estão reclamando que um processo chamado PresentationFontCache.exe está consumindo muitos recursos em seus computadores Windows 11/10. Segundo eles, quando começaram a investigar, viram que o PresentationFontCache.exe está causando alto uso de CPU e memória em seu Gerenciador de Tarefas. Neste artigo, veremos como você pode resolver o problema.

O que é o PresentationFontCache.exe?

PresentationFontCache.exe é um arquivo associado ao .NET Framework e é usado para carregar fonte para aplicativos do Windows Presentation Foundation. Ao usar esses aplicativos, o processo é acionado. No entanto, isso não significa que os usuários que não usam aplicativos WPF nunca experimentarão alto uso de CPU do PresentationFontCache.exe, há muitos motivos que podem desencadear esse processo.

O melhor cenário é uma falha. A falha pode desencadear o processo e acaba consumindo todos os recursos do seu computador. Isso pode ser resolvido reiniciando o computador, também, se você puder interromper o serviço que está iniciando o processo, o PresentationFountCache.exe não ocupará uma grande parte de sua CPU e memória. O pior cenário é um arquivo corrompido. Também falaremos sobre eles.

Antes de solucionar o problema, recomendamos que você interrompa o processo. Para fazer isso, você pode clicar com o botão direito do mouse no processo e clicar em Finalizar tarefa. Esta é uma solução alternativa ou pode-se dizer corrigir temporariamente, pois o processo pode aparecer e começar a usar seus recursos.

Corrigir PresentationFontCache.exe alto uso de CPU e memória

Se você estiver enfrentando alto uso de CPU e memória do PresentationFontCache.exe em seu computador, confira as soluções a seguir para resolver o problema.

  1. Reinicie seu computador
  2. Excluir arquivo Font*.dat ou FontCache 3.0.0.0.dat
  3. Parar o serviço de cache de fontes do Windows Presentation Foundation
  4. Reparar o .NET Framework

Vamos falar sobre eles em detalhes.

1] Reinicie seu computador

Você deve iniciar a solução de problemas reiniciando o computador. Dessa forma, se houver alguns programas que possam ter acionado, o processo será fechado. Então, faça isso e verifique se o problema persiste.

2] Excluir arquivo Font*.dat ou FontCache 3.0.0.0.dat

O problema pode ocorrer devido ao arquivo Font*.dat ou FontCache 3.0.0.0.dat. Este arquivo pode ficar corrompido e, como resultado, interferir no seu computador, desencadeando o processo.

No entanto, antes disso, vamos torná-lo visível. Siga os passos indicados para fazer o mesmo.

  1. Abra  o Painel de Controle.
  2. Clique  em Aparência e Personalização > Opções do Explorador de Arquivos. Ou apenas pesquise  "Opções do Explorador de Arquivos".
  3. Vá para a  guia Exibir  e selecione Arquivos , pastas ou drivers  ocultos em  Arquivos e pastas ocultos.
  4. Em seguida, clique em Aplicar > Ok.

Em seguida, abra o Explorador de Arquivos e vá para o seguinte local.

C:\Windows\ServiceProfiles\LocalService\AppData\Local

Agora, clique com o botão direito do mouse em  FontCache 3.0.0.0.dat  ou Font*.dat  e selecione Excluir. Em seguida, reinicie o computador e verifique se o problema persiste.

3] Parar o serviço de cache de fontes do Windows Presentation Foundation

Se você não quiser excluir nada, tente desabilitar o serviço e veja se isso funciona. Siga os passos indicados para fazer o mesmo.

  1. Abra Serviços no Menu Iniciar.
  2. Procure  o Cache de Fontes do Windows Presentation Foundation  3.0.0.0.
  3. Clique com o botão direito do mouse no serviço, defina o tipo de  inicialização  como Desativado  e clique em Parar.
  4. Clique  em Aplicar > Ok.

Você deve saber que, se você desabilitar este Serviço, ele poderá degradar o desempenho dos aplicativos WPF que você está executando em seu computador – e, portanto, isso pode ser apenas uma medida temporária.

4] Reparar o Microsoft .NET Framework

Conforme mencionado anteriormente, o processo que está consumindo seus recursos está relacionado ao .NET Framework. Então, talvez ele possa estar corrompido e, como resultado, você esteja vendo o problema. Portanto, você deve reparar o .NET Framework e ver se isso funciona.

Espero que você consiga resolver o problema com essas soluções.

O PresentationFontCache.exe é um vírus?

Não, PresentationFontcache.exe não é um vírus ou malware. É um arquivo importante e é usado pelos  aplicativos Windows Presentation Foundation. E se você estiver vendo que ele está sendo executado em segundo plano, isso significa que o processo está funcionando. No entanto, se você ainda estiver preocupado com um vírus infectando seu computador, tente verificar se há vírus e malware. Se você tiver um antivírus de terceiros, implante-o e seu problema será resolvido. Você também pode usar o Firewall do Windows para verificar se há arquivos maliciosos. Siga os passos indicados para fazer o mesmo.

  1. Abra  a Segurança  do Windows no Menu Iniciar.
  2. Vá para  Proteção contra vírus e ameaças > Opções de verificação.
  3. Selecione  Verificação offline do Microsoft Defender > Verificar agora.

Aguarde a conclusão do processo e esperamos que seu problema seja resolvido.

Como faço para corrigir o alto uso de CPU e RAM?

Normalmente, você pode ver alto uso de CPU e RAM devido a arquivos corrompidos, que podem ser arquivos de sistema corrompidos ou arquivos de aplicativos corrompidos (o programa que está mostrando alto uso de CPU). Além disso, você deve executar um antivírus e verificar se há vírus e malware, pois eles também podem causar o problema. Recomendamos que você confira nosso guia para corrigir o alto uso de CPU e RAM .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem