A atualização do Brave apresenta suporte a IPFS, mas o que isso significa?

 O Brave lançou uma atualização para o navegador Brave da empresa em 19 de janeiro de 2021. O principal recurso do Brave 1.19 é o suporte para IPFS , o protocolo Interplanetary File System. Muitos usuários não sabem o que fazer com isso, provavelmente, já que o IPFS não é muito discutido nas notícias.

O IPFS é um protocolo ponto a ponto projetado especificamente para acesso descentralizado ao conteúdo. O sistema oferece uma série de vantagens sobre o conteúdo HTTP(s), incluindo que os usuários podem acessar o conteúdo mesmo que a versão "regular" tenha sido censurada. Estados-nação, bem como corporações, bloquearam o acesso ao conteúdo no passado, por exemplo, YouTube, Twitter ou Wikipedia. Uma versão IPFS do conteúdo ainda pode ser acessada mesmo que o acesso regular ao conteúdo seja bloqueado.


Uma das principais desvantagens de usar o IPFS é que o conteúdo precisa ser disponibilizado por meio do sistema. 
Alguns sites, sendo a Wikipedia um excelente exemplo, suportam IPFS, mas a maioria dos sites online não.

Para o Brave, isso significa que os usuários podem carregar endereços começando com ipfs:// diretamente, por exemplo, ipfs://bafybeiemxf5abjwjbikoz4mc3a3dla6ual3jsgpdr4cjr3oz3evfyavhwq/wiki/Vincent_van_Gogh.html abriria a entrada de Vincent van Gogh na Wikipedia. Uma lista incompleta de quem está usando IPFS já está disponível aqui .

O Brave exibe uma notificação quando a primeira página IPFS é aberta no navegador: "Recursos IPFS detectados. Você gostaria que o Brave os carregasse usando um nó IPFS local?

O navegador está configurado para carregar conteúdo IPFS por meio de gateways HTTP públicos. A barra de endereço mostra a "URL redirecionada no servidor gateway, e não o endereço IPFS. Brave observa que os usuários podem querer isso se não quiserem carregar um nó IPFS no computador local, por exemplo, quando o sistema tem recursos limitados. O uso de gateways públicos tem algumas implicações:

  • O gateway vê qual conteúdo você solicita.
  • É teoricamente possível alterar o conteúdo antes de ser veiculado.

A Brave planeja integrar a verificação de conteúdo que é servido por terceiros sobre IPFS em uma versão futura. Está disponível um artigo de suporte que fornece informações adicionais sobre privacidade.

Selecionar "Ativar IPFS" configurará o Brave para usar um nó local quando se trata de conteúdo IPFS. Se a opção for selecionada, o IPFS será exibido na barra de endereços e isso melhora a confiança e remove o intermediário público. A ativação do IPFS tornará o sistema um "host temporário para esse conteúdo" de acordo com o Brave; os usuários que não desejam isso podem manter a configuração padrão que usa gateways públicos. O Brave está configurado para usar até 1 Gigabyte de cache para hospedagem de conteúdo acessado via IPFS.

Configurando o IPFS no Brave

  1. Carregue brave://settings/extensions na barra de endereços do navegador.
  2. A página de configuração exibe três opções relacionadas ao IPFS:
    • Método para resolver recursos IPFS. O padrão é PERGUNTAR. Você pode alterar isso para Gateway ou Desativado.
    • Retorno de gateway público IPFS. Desativado por padrão. Habilite para retornar a um gateway público se o nó local não puder ser alcançado.
    • Companheiro IPFS. Desativado por padrão. Aprimora o suporte para IPFS no Brave quando ativado.

Palavras de encerramento

Os usuários corajosos podem acessar o conteúdo IPFS diretamente no navegador. Aqueles que não querem fazer isso podem desabilitar totalmente a funcionalidade.

Agora você : Qual é a sua opinião sobre IPFS? Você já usou no passado?


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem